domingo, 26 de abril de 2015

Brincar, brincar e brincar!

O dia-a-dia da nossa sala está repleto de brincadeiras originais! Damos asas à nossa imaginação e as nossas brincadeiras não têm fim! Aqui ficam alguns momentos...

Como é bom brincar no recreio!



A brincar ao faz-de-conta...aqui toma-se conta da bebé!



Com estes paus podemos construir uma casa e letras!



No reino animal...aqui são todos amigos!


A preparar a mesa do almoço!



Está na hora da reunião da manhã!




terça-feira, 21 de abril de 2015

Um dia especial...O Dia do Pai


Ao longo da semana fomos preparando as nossas surpresas para o dia do Pai!

Ouvimos 2 histórias diferentes: "Eu e o meu Papá" e "O Meu Pai".





A partir destas histórias realizámos o mural para o Dia do Pai.



Chegou o dia 19 de Março e estávamos prontos para ter um dia em grande na companhia dos nossos pais! Além de um dia com muita diversão, tivemos muitas surpresas para dar!


Fizemos culinária...
Entregámos com muito carinho as nossas prendas...

O jogo do equilíbrio da bola..
Tirámos fotografias divertidas...
O jogo da farinha...
Nós dissemos porque adoramos os nossos pais e
responderam da mesma forma...

Os nossos pais ficaram orgulhosos do nosso miminho!

E esta foi a prenda que fizemos para os melhores pais do mundo! 

Continuamos a semear...

Decidimos transformar a nossa sala num belo jardim!
Depois de termos plantado as ervas aromáticas, foi altura de semear flores e legumes!

Os materiais...
Colocação da terra...

Colocar os bolbos das flores...
Cobrir com a terra...


Colocar as sementes (courgette)...
Colocar as sementes...

Ao plantarmos os legumes, percebemos que esta terra era diferente! Era apenas um quadrado de terra e quando adicionávamos água esta expandia-se. De seguida, era só colocar as sementes! Além de courgette, plantámos também tomate, pepino e pimento!

Entretanto, a plantação da nossa pequena estufa vai assim...







segunda-feira, 20 de abril de 2015

Em grupo, fazemos conjuntos!

No nosso dia-a-dia brincamos com a matemática de diversas formas...
Podemos contar quantas mãos existem na nossa sala, contamos os dias do mês, quantos anos fazem os amigos, enfim, a matemática está sempre presente.

Depois da nossa amiga Patrícia nos ter lido a história "Uma cadela amarela e os vários amigos dela", no tempo curricular comparticipado de matemática, estivemos a realizar conjuntos. Tínhamos várias imagens de diferentes animais e tínhamos que agrupá-los por animais domésticos e animais selvagens.

Mas antes, tivemos que perceber qual a diferença entre os animais selvagens e domésticos. Os primeiros são aqueles que vivem num meio em que o ser humano não pode domesticá-los e o segundo o homem já pode tê-lo no seu habitat!

Foi um bom trabalho de equipa e rapidamente percebemos quais as suas diferenças e fizemos os conjuntos!







No final, registámos o que aprendemos!!!