segunda-feira, 11 de maio de 2015

Estamos de crescidos e de parabéns!

Cada dia que passa, as crianças da sala 2 estão a ficar cada vez mais crescidas!
No mês de Abril houve dois meninos e uma menina que fizeram 6 e 4 anos de idades, respectivamente.
É um momento de alegria em que partilham com os amigos mais um ano de vida!
Vamos às compras, fazemos o bolo e no final, todos juntos, cantamos os parabéns!
A vinda das famílias é sempre bem-vinda! Assim, crescemos e partilhamos em conjunto!
Obrigada!

O Tomás fez 6 anos!

O João fez 6 anos!


A Mariana fez 4 anos!

Além de estarem cada vez mais crescidos, os seus dentes também estão a começar a cair! Quando os dentes estão a abanar vão ter com a "dentista" Sofia que os ajuda neste processo! É uma alegria quando ficam com "balizas" na boca e comunicam aos amigos!





domingo, 3 de maio de 2015

Reunião de Famílias

Olá a todos!

Estão convidados para a nossa próxima reunião de famílias que realizar-se-à no dia 5 de Maio, 3ª feira, às 18h00!

Contamos com a vossa presença para uma reunião dinâmica e divertida!


domingo, 26 de abril de 2015

Brincar, brincar e brincar!

O dia-a-dia da nossa sala está repleto de brincadeiras originais! Damos asas à nossa imaginação e as nossas brincadeiras não têm fim! Aqui ficam alguns momentos...

Como é bom brincar no recreio!



A brincar ao faz-de-conta...aqui toma-se conta da bebé!



Com estes paus podemos construir uma casa e letras!



No reino animal...aqui são todos amigos!


A preparar a mesa do almoço!



Está na hora da reunião da manhã!




terça-feira, 21 de abril de 2015

Um dia especial...O Dia do Pai


Ao longo da semana fomos preparando as nossas surpresas para o dia do Pai!

Ouvimos 2 histórias diferentes: "Eu e o meu Papá" e "O Meu Pai".





A partir destas histórias realizámos o mural para o Dia do Pai.



Chegou o dia 19 de Março e estávamos prontos para ter um dia em grande na companhia dos nossos pais! Além de um dia com muita diversão, tivemos muitas surpresas para dar!


Fizemos culinária...
Entregámos com muito carinho as nossas prendas...

O jogo do equilíbrio da bola..
Tirámos fotografias divertidas...
O jogo da farinha...
Nós dissemos porque adoramos os nossos pais e
responderam da mesma forma...

Os nossos pais ficaram orgulhosos do nosso miminho!

E esta foi a prenda que fizemos para os melhores pais do mundo! 

Continuamos a semear...

Decidimos transformar a nossa sala num belo jardim!
Depois de termos plantado as ervas aromáticas, foi altura de semear flores e legumes!

Os materiais...
Colocação da terra...

Colocar os bolbos das flores...
Cobrir com a terra...


Colocar as sementes (courgette)...
Colocar as sementes...

Ao plantarmos os legumes, percebemos que esta terra era diferente! Era apenas um quadrado de terra e quando adicionávamos água esta expandia-se. De seguida, era só colocar as sementes! Além de courgette, plantámos também tomate, pepino e pimento!

Entretanto, a plantação da nossa pequena estufa vai assim...







segunda-feira, 20 de abril de 2015

Em grupo, fazemos conjuntos!

No nosso dia-a-dia brincamos com a matemática de diversas formas...
Podemos contar quantas mãos existem na nossa sala, contamos os dias do mês, quantos anos fazem os amigos, enfim, a matemática está sempre presente.

Depois da nossa amiga Patrícia nos ter lido a história "Uma cadela amarela e os vários amigos dela", no tempo curricular comparticipado de matemática, estivemos a realizar conjuntos. Tínhamos várias imagens de diferentes animais e tínhamos que agrupá-los por animais domésticos e animais selvagens.

Mas antes, tivemos que perceber qual a diferença entre os animais selvagens e domésticos. Os primeiros são aqueles que vivem num meio em que o ser humano não pode domesticá-los e o segundo o homem já pode tê-lo no seu habitat!

Foi um bom trabalho de equipa e rapidamente percebemos quais as suas diferenças e fizemos os conjuntos!







No final, registámos o que aprendemos!!!


segunda-feira, 30 de março de 2015

Flutua ou não flutua?

A nossa amiga Patrícia esteve a contar-nos a história "Uma cadela amarela e os vários amigos dela".



Depois de ler a história, a Patrícia fez-nos algumas questões...por que é que o barco onde a cadela e os seus amigos iam não foi ao fundo? Decidimos descobrir o porquê..
Levámos alguns objetos para descobrir se flutuavam ou não... e fizemos uma previsão do que iria acontecer!



Começámos por colocar os objetos e houve alguns resultados que não correram como nós previmos...


De seguida, a Patrícia colocou um bocado de plasticina e esta foi ao fundo... ela colocou a questão: se fizéssemos um barco em plasticina será que também afunda?



Observámos que não afundava... colocámos todos os objetos lá dentro e continuou sem se afundar. Percebemos assim, a razão pela qual os barcos não se afundam...devido à sua forma côncava!
De repente, formou-se um buraco no barco e este foi ao fundo... e percebemos também que se os barcos tiverem um buraco que vão ao fundo porque a água começa a entrar...

No final, fizemos o registo da nossa experiência e fizemos a comparação dos resultados com a nossa previsão. 





Estamos sempre a aprender!!!


domingo, 29 de março de 2015

A nossa bruxinha fez anos!

A nossa querida Sofia, a bruxinha mais fofinha deste planeta, fez anos!
Combinámos que lhe faríamos um surpresa...combinámos na reunião da manhã que à tarde lhe cantaríamos os parabéns com o bolo favorito dela: o mil folhas!

Mas a meio da manhã...alguém lhe contou a nossa surpresa!E as crianças são mesmo assim!Para fazerem alguém feliz fazem tudo, até contar os segredos!

O que interessa é que a nossa Sofia gostou muito da "surpresa"! E nós gostámos muito do bolo!

Parabéns Bruxa!




P.s. - A nossa bruxinha fez 99 anos! Que assim seja! :)

Está na altura de semear...

Depois da sessão de expressão musical em que nos transformámos em flor, decidimos aproveitar esta nova estação que se aproxima, a Primavera, para plantar diferentes sementes!
Começámos por plantar ervas aromáticas (salsa, coentros, manjericão, ... ) e diferentes flores na nossa mini estufa!

1º Colocámos a terra...



2º As sementes...


3º Colocámos mais terra...



4º E por último, regámos!

Vamos esperar para ver o resultado...será que demoram muito a crescer?!


segunda-feira, 9 de março de 2015

Se às vezes digo que as flores sorriem...

Na 6ª feira, dia 6 de Março, tivemos a nossa sessão de expressão musical... Começámos por ouvir o poema de Alberto Caeiro, Se às vezes digo que as flores sorriem. Imaginámos que éramos umas sementes e conforme íamos recebendo sol e água crescíamos...


As flores iam crescendo...o vento soprava...e as flores sorridentes voavam ao sabor do vento...




Todas juntas decidiram dançar a ciranda em roda... e depois cada uma com o seu par... volta e meia troca o par...



E o sol começou a desaparecer...e as flores começaram a fechar-se...já era de noite e estava na hora de descansar...Até já...